terça-feira, 29 de setembro de 2009

Jovens de rua que usam drogas sabem dos riscos

Cerca de 50% das crianças e adolescentes que vivem nas ruas possuem a consciência de que estão agindo de maneira errada ao consumir drogas, mas menos de 1% afirmou já ter procurado ajuda para largar o vício. Apesar de estarem praticamente todos os dias nas ruas, vendendo balas, limpando carros e na maioria das vezes envolvidos com drogas, esses jovens não procuram o sistema de saúde.
O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente registrou um aumento de 240% nos casos de menores que consomem drogas .
Os casos registrados pelo Conselho devem representar entre 10% e 20% do número real de crianças e adolescentes que consomem droga na cidade.
O levantamento não representa a realidade pois são considerados somente os casos denunciados ao Conselho pela comunidade ou pelos pais do menor.
Segundo o levantamento, a maioria dos menores tem idade entre 12 e 16 anos, mas já foi registrado casos de crianças de 8 anos consumindo crack.
Cerca de 60% dos adolescentes e crianças atendidos pelo Conselho são da classe média, o que demonstra que a maioria dos casos existentes entre famílias de baixo poder aquisitivo não chega ao conhecimento dos conselheiros.
A droga mais consumida é o crack, representando 70% dos casos. Os outros 30% referem-se a consumo de maconha, cocaína e bebida alcoólica.
Segundo os dados registrados pelo conselho, as bebidas alcoólicas são consumidas principalmente por meninas.






Centro de Defesa da Criança e do Adolescente
http://www.cedeca.org.br/


Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário